Home Geral Ela caiu na minha armadilha e Visita a Vila Velha

Ela caiu na minha armadilha e Visita a Vila Velha

Este é o nosso último post da nossa viagem de Ponta Grossa. Se você ainda não viu nossos últimos posts, pode conferir nossos passeios pelo Buraco do Padre, Fenda da Freira e experiência por uma maravilhosa pizzaria.

O dia de hoje foi planejado especialmente para visitarmos o Parque Estadual de Vila Velha, um dos mais tradicionais e conhecidos pontos turísticos do Paraná.

Mas antes de irmos para lá, aproveitamos nossas últimas horas no Hotel. Como prometido, vamos falar um pouco sobre o local. No centro de Ponta Grossa, o Hotel Pax Express foi a nossa escolha para passar apenas uma noite para descansar, entre os 2 dias de passeio.

Fizemos nossa reserva pelo Booking.com e conseguimos economizar pelo menos 20~30 reais em relação ao preço normal. E isso não é nenhum publi, apenas dica. Lá pudemos deixar o carro no estacionamento privativo, sem custos extras, além de ter direito ao café da manhã.

A expectativa para nosso quarto não era alta, pois sabíamos que seria relativo ao preço pago. O ponto negativo foi apenas na escolha do quarto, que mesmo feito o pedido para ter uma vista da cidade, ou algo que não fosse fechado, não foi atendido. A vista da nossa janela você pode ver aqui.

Fotos do Quarto:

Armadilha no hotel

No vídeo eu explico sobre uma técnica que aprendi na internet, quando não há nenhuma tranca na porta. Para evitar sustos com algum “ninja” que venha conseguir abrir a porta do quarto, a armadilha fará um barulhão, assustando ele e te acordando. Só que dessa vez a armadilha pegou outra “presa”. Hahaha…

Café da Manhã:

O local do café da manhã é bem amplo e possui uma certa variedade de comida. A minha única decepção foi de não ter pão de queijo. Mas a refeição nos sustentou bem para o começo do dia. A Pqna Dai ficou fascinada com o café. Diz ela que era daqueles torrados e um dos melhores que já tomou, mesmo

Rumo a Vila Velha

Logo após o café da manhã já arrumamos nossas mochilas pra partir para Vila Velha, pois vimos que há um limite de pessoas para visitação por dia. O parque fica a cerca de 25 minutos do hotel e não encontramos nenhuma dificuldade para chegar.

O local possui uma ótima estrutura e organização. Chegamos na portaria e já havia alguns guias explicando como funcionavam os passeios, quais os horários e tirando eventuais dúvidas.

Taxas do Parque Vila Velha

Regras e Taxas do Parque Vila Velha

Para resumir para vocês, a visita do Parque de Vila Velha possui dois tipos de passeios: Arenitos (R$ 10 inteira e R$ 5 meia) e Furnas e Lagoa Dourada (R$ 8 inteira e R$ 4 meia). A taxa do Guia de R$ 10 é obrigatório para pessoas acima de 6 anos, e o único pagamento que não possui opção de meia entrada e deve ser feito em dinheiro. Os passeios podem ser pagos com cartão.

As meias são destinadas a:
– Funcionários Públicos,
– Doadores de sangue,
– Estudantes ou moradores de Ponta Grossa (mediante comprovação),
– Menores de 6 anos e acima de 60 anos são isentos da taxa do parque.

Início do Passeio

É sempre bom chegar mais cedo, pois o passeio de Furnas e Lagoa Dourada é realizada por agendamento de horário e dura 1h30. Então, é possível que você faça o passeio de Arenitos e tenha que ficar esperando um bom tempo até começar o outro. Já o de Arenitos é tranquilo e sai ônibus frequentemente e não há tempo de duração.

Nós chegamos por volta das 10h30 e acabamos pegando o horário de 13h30 até 15h00 para realizar do passeio de Furnas e Lagoa Dourada, desta forma poderíamos caminhar tranquilamente pelos Arenitos, realizar fotos e vídeos e voltar a tempo de almoçar e partir para o próximo passeio.

Utilizamos o ônibus do parque para subir até Arenitos. Lá nós fomos recepcionados por um guia que explicou detalhes sobre o parque, como questões geográficas, ações e elementos da natureza e dicas de como nos comportar no local.

Outra instrução que recebemos foi da possibilidade de realizar dois tipos de itinerário, percorrer o mais curto de 1.100 metros até a famosa taça, ou concluir a volta completa, onde andaríamos mais 1.600 metros.

Fotos de Vila Velha – Arenitos

Nosso Almoço

Apesar de termos a opção de descermos até a recepção de ônibus, decidimos ir a pé mesmo e durou cerca de uns 15 a 20 minutos. Descobrimos um restaurante junto à recepção e a Pqna Dai já foi direto pra loja de artesanato (como sempre) pra adquirir nossa lembrança do parque.

Como tínhamos levado alguns salgadinhos e bolacha, só compramos um chá gelado pra acompanhar e tiramos uns 30 minutos de soneca no jardim, que mesmo tendo muitas formigas, não foi capaz de atrapalhar nosso sono de tanto cansaço.

Furnas

Furnas - Ponta Grossa (PR)

Próximo do horário, já nos direcionamos para a fila do ônibus que saiu na hora combinada. Este passeio fica aos arredores de Vila Velha e temos que pegar a BR para termos acesso a ela. Apesar de ser em local diferente, seu acesso só é possível com guias.

Este passeio é apenas para conhecer como são as furnas de “longe”, pois a tradicional visitação foi desativada pelo impacto ambiental que estava causando ao lugar. Então foi mais uma passadinha para tirar fotos, ver sua grandeza e partir para a Lagoa Dourada.

Lagoa Dourada

Novamente no ônibus, chegamos a Lagoa Dourada. Este não requer muita caminhada e logo chegamos ao ponto principal. Uma lagoa gigantesca que está com seus dias contados. Pqna Dai ficou muito encantada com o lugar que tinha um visual ainda mais especial quando os raios do sol refletiam na água. Além disso era possível ver os peixes que passavam por perto, de tão cristalina que é a água.

No início esperávamos poder fazer mais algum passeio, mas não conseguiríamos aproveitar, então decidimos encerrar nosso carnaval e voltar pra casa para descansar. Uma viagem incrível, que pudemos descansar e cansar ao mesmo tempo e voltar com a mente mais leve.

Agradecemos a todos que leram e deixamos o convite para você deixar seu comentário ou depoimento sobre o lugar. Mandem também sugestões de lugares próximos a Curitiba, para conhecermos e não se esqueçam de se inscrever em nosso canal, clicando aqui!