Home Dia do Casal Doe Sangue e Salve Vidas

Doe Sangue e Salve Vidas

0
Doe Sangue e Salve Vidas

Você sabia que pode fazer do ato de doar sangue um hábito? A resposta é sim! Quando se fala de mulheres, é permitido doar sangue trimestralmente, enquanto que os homens podem doar bimestralmente. Então, você pode fazer dessa linda atitude, um hábito para salvar vidas!

A primeira vez que doei sangue foi em Novembro, no Hemobanco de Curitiba. Sempre tive medo por ter as veias bem finas e, inclusive, sofrer nas coletas de sangue de rotina. Ficava pensando que seria muito pior para doar sangue, visto que a agulha é bem maior. A minha vontade de doar falou mais alto que o receio e nós fomos praticar esse ato de cidadania no dia 16 de Novembro de 2019.

Essa seria a 2ª vez do Frasco e 1ª minha e não é que conseguiram achar uma veia boa de primeira? Uhuuuul! Em menos de 10 minutos a bolsa de aproximadamente 500ml estava cheia!

Após a doação, eu tive um desmaio e 2 quedas de pressão que me fizeram ficar um tempo de repouso, com as pernas erguidas para o corpo voltar ao normal. Tudo isso foi com suporte e acompanhamento das profissionais do Hemobanco, que demonstraram todo zelo e cuidado. Esses sintomas que tive são completamente normais e os profissionais estão preparados para ajudar. Logo já comi e tudo ficou bem! O Frasco não teve nenhum contratempo, doou, comeu e estava liberado para ir embora, mas ficou me ajudando a comer enquanto eu estava de cabeça para baixo! Hehehe 😀

>> Veja também: Pqna Dai muda o visual e doa mais de 50cm de cabelo

Agora, passado os 3 meses de pausa, fomos novamente fazer nossa doação de sangue, pois como disse no início, pretendemos fazer dessa atitude, um hábito. No meio do “feriado” de Carnaval, estávamos nos planejando para fazer a doação no sábado (22/02/2020), mas não contávamos que os locais não estariam atendendo nessa data. Após algumas ligações, o único que nos atendeu era o banco de sangue do Hospital Erasto Gaertner. Ali, como nos outros, a doação de sábado tem limite de senhas e, por destino, naquela manhã houve 2 faltas que nos permitiram ir doar com essas 2 vagas disponíveis.

Se você ainda não assistiu o vídeo que está no início do post, pode ver melhor como foi essa doação, que mostra nossa ida, o café da manhã que tomamos e todo o desenrolar desse dia de doação especial.

Pqna Dai doando sangue

Caso tenha interesse em doar sangue também, aqui embaixo listamos os requisitos básicos:

  • Estar em boas condições gerais de saúde;
  • Estar descansado;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos. A primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos de idade. Menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar alimentado: não deve estar em jejum. Evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação. Aguardar intervalo de 1h após o almoço;
  • Portar documento oficial com foto emitido por órgão oficial (RG, Carteira de habilitação, Passaporte, Carteira de identidade profissional e Carteira de Trabalho);
  • Respeitar o intervalo mínimo entre as doações;
  • Ter estilo de vida saudável e não ter comportamento de risco.
  • Não estar com alergia ou febre;
  • Não estar grávida ou amamentando;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h;
    Fonte: Hemobanco / Hospital Erasto Gaertner

Em uma pesquisa rápida no Google você conseguirá encontrar os pontos de doação mais próximos de ti e ir realizar esse ato que tem a capacidade de salvar vidas! Por que não fazê-lo? 😉

BENEFÍCIOS

A Satisfação de Salvar Vidas – Satisfação de ajudar pessoas que não têm outra opção para a saúde – a não ser o sangue doado – e dependem de pessoas solidárias para seguir com a vida. Além de que você pode ajudar até 5 pessoas com uma única bolsa de sangue.
Mini Checkup Gratuito – uma amostra do seu sangue é coletada, e são executados exames de testes imuno-hematológicos (Classificação ABO/Rh, Pesquisa e Identificação de Anticorpos Irregulares, Teste de Solubilidade para Hemoglobina S) e Sorológicos (HIV, Hepatites B e C, Chagas, Sífilis, HTLV I e II). Além de que antes da coleta é medida sua pressão arterial, batimentos cardíacos e nível de ferro no sangue.
Carteira de Doador – você receberá uma carteirinha de doador que possibilitará pagar “meia entrada” em diversos eventos.
Cartão Fidelidade – Tem direito ao Cartão Fidelidade o doador que realizou 3 doações nos últimos 12 meses. É enviado para a residência do doador e poderá ser atualizado a cada nova doação. Também dá o direito de “meia entrada” em diversos eventos.

 

Você já tem a doação de sangue como hábito? Conte para nós como tem sido suas experiências!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here